A DECO promove o Prémio MUNICÍPIO AMIGO DO CONSUMIDOR, uma iniciativa comemorativa do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, assinalado hoje, 15 de março. Este prémio pretende distinguir os municípios com as melhores práticas em matéria de Políticas Locais de Proteção do Consumidor.
As autarquias locais, pela sua proximidade aos cidadãos, desempenham um papel fundamental na transição para uma sociedade mais justa, sustentável e inclusiva, em áreas tão fundamentais como a habitação, a energia, a sustentabilidade, a transição digital e a vulnerabilidade económica dos consumidores.
Um Município Amigo do Consumidor é aquele que, através da implementação de medidas com impacto na qualidade de vida e bem-estar dos consumidores nos seus territórios, inclui no seu programa ofertas como:
- Serviço municipal de atendimento ao consumidor;
- Pacote medidas de mitigação da pobreza energética;
- Estratégia local de habitação;
- Dinamização de atividades de sensibilização para um consumo consciente;
- Entre outras.
O PRÉMIO MUNICÍPIO AMIGO DO CONSUMIDOR representa um contributo da DECO para o reconhecimento do trabalho de proximidade desenvolvido pelas Autarquias no contexto da longa experiência de cooperação com a Associação, que desejamos cada vez mais próxima dos consumidores.
Os municípios distinguidos por este Prémio serão divulgados em Cerimónia de Anúncio dos Vencedores, que decorrerá em novembro próximo.
PRAZO DE CANDIDATURA
O período de candidaturas decorrerá entre maio e setembro de 2023.
PROCESSO DE CANDIDATURA
As candidaturas ao PRÉMIO MUNICÍPIO AMIGO DO CONSUMIDOR deverão ser submetidas de acordo com as indicações descritas no Regulamento, brevemente disponível em deco.pt
A apresentação pública do Prémio e Regulamento acontecerá em formato online em data a indicar. Para receber o convite de participação nesta sessão, inscreva-se neste formulário.
Fique a saber mais sobre a Rede de Entidades Parceiras promovida pela DECO.
Notícias relacionadas:
Idosos mais informados sobre práticas comerciais desleais
21/10/2024
A DECO realizou uma sessão de sensibilização dirigida mais de 60 idosos sobre práticas comerciais abusivas. Esta iniciativa, intitulada “Informar para Proteger”, decorreu no dia 11 de outubro, no Centro Social Recreativo e Desportivo de Ota, tratando-se de uma parceria com o Serviço Municipal de Informação ao Consumidor de Alenquer, a Proteção Civil, a Ação Social da Autarquia e a GNR.
Green TASTE: ação de formação para professores
10/10/2024
A DECO participou no curso de formação para professores no âmbito do Green Taste, um projeto europeu Erasmus+, de que a Associação é parceira. Esta ação de formação decorreu no Instituto Apicio Colonna Gatti de Anzio e Nettuno, em Itália, nos dias 1 e 2 de outubro, para 21 professores italianos, portugueses e polacos.
DECO apela à alteração da lei das linhas telefónicas de contacto
04/10/2024
A DECO defende que a informação prestada ao consumidor sobre as linhas telefónicas gratuitas para contactar os fornecedores e prestadores de serviço deve estar disponível de forma clara e acessível. Considera, também, que as coimas devem ser mais pesadas sempre que esse dever de informação não seja cumprido.