No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, 15 de março, a DECO lança ferramenta para descobrir se os municípios portugueses já estão preparados para as alterações climáticas.

 

Analisámos as medidas dos 308 municípios para enfrentar essas alterações e verificámos que 55 não têm qualquer plano de adaptação. Entre as autarquias que têm plano, 172 aderiram a planos intermunicipais, o que significa que apenas 81 concelhos estão preparados para as alterações climáticas em Portugal.

 

A DECO concluiu que 93% dos sites dos municípios não informam sobre as suas medidas, 83% dos sites não têm informação sobre as vulnerabilidades climáticas do município ou os impactos já ocorridos e as projeções climáticas que já afetam ou afetarão o concelho.

 

A ação ou inação das câmaras afeta diariamente o comportamento dos consumidores: mobilidade, habitação, alimentação, gestão de resíduos e eficiência hídrica são áreas primordiais da sua intervenção e têm um importante peso na pegada ecológica dos cidadãos.

 

O seu envolvimento é essencial. Avalie o seu município e partilhe aqui connosco o que este pode fazer por si localmente. Consigo, queremos garantir que consumidores e municípios estão preparados, envolvidos e protegidos face às alterações climáticas.

 

Seremos a sua voz junto da Câmara Municipal para exigir medidas concretas que respondam aos problemas identificados.

 

Conheça também as recomendações da DECO aos Municípios nas áreas da mobilidade, habitação, gestão de resíduos, eficiência hídrica e alimentação.

 

Alterações Climáticas: Municípios