A DECO promove em setembro próximo o programa de Formação “Direitos em Ação” destinado a técnicos das autarquias que integram a Rede de Espaços DECO em todo o país. A participação neste programa de formação está, também, aberta a outros agentes locais dessas autarquias, como associações, fundações e outras entidades da sociedade civil.
Numa realidade em que os consumidores enfrentam graves dificuldades com o aumento do custo de vida, das taxas de juro, do preço da energia e da habitação, entre outras, investir na formação das equipas locais é essencial para se dar resposta a esses desafios.
Preparar quem está na linha da frente é fundamental para que os Espaços DECO continuem a cumprir a sua missão: garantir aos consumidores o acesso à informação, apoio e aconselhamento que lhes permitam conhecer e exercer os seus direitos.
O programa de formação encontra-se dividido em dois níveis complementares, adaptados à experiência de cada participante, privilegiando uma abordagem centrada em casos reais. Pretende-se capacitar os participantes para que identifiquem os problemas de consumo do dia-a-dia e respondam rápida e seguramente aos consumidores, com particular atenção aos públicos mais vulneráveis.
O Programa de Iniciação, com a duração de 6 horas e formato online, destina-se a técnicos das autarquias e agentes locais e que pretendam adquirir conhecimentos essenciais sobre os direitos dos consumidores, sobre as regras dos contratos, as garantias e a como resolver estes conflitos.
O Programa de Aceleração, também com a duração de 6 horas e formato online, dirige-se a quem já possui conhecimentos de base em direitos do consumidor e pretende aprofundar temas como os direitos digitais, os serviços financeiros, a habitação, a energia, a sustentabilidade e a alimentação saudável.
A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas aqui.
A DECO é uma entidade formadora acreditada e a formação é certificada.
Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do projeto Tudo a que Tens Direito, financiado pela União Europeia através do Single Market Programme.
Mais informações:


